Hospital de Barra de São Francisco inaugura nova sala cirúrgica com equipamentos de última geração

A população de Barra de São Francisco e região já podem comemorar a nova conquista do hospital Dr. Alceu Melgaço Filho. Uma nova sala cirúrgica, mais ampla e com equipamentos de última geração foi inaugurada e está sendo utilizada para atender os pacientes.

Essa é a melhor sala de cirurgia do hospital, que agora está funcionando plenamente. Com isso dá mais mobilidade no tratamento dos pacientes cirúrgicos, principalmente os ortopédicos“, destacou Dr. Wilson Elizeu Coelho, um dos médicos que atende no hospital.

É uma sala que tem equipamentos sofisticados, de alta resolução, que tem um valor elevado. Essa obra teve o empenho e participação de várias pessoas”, explicou o médico.

Dr. Wilson

“Quero destacar o empenho do Dr. Eduardo Paes, Coordenador da Ortopedia, que desde o início lutou para que essa sala fosse colocada em funcionamento. Também ao Diretor do Hospital, Gustavo Lacerda, que vem fazendo um excelente trabalho na direção. Também não podemos deixar de agradecer a ajuda do deputado Enivaldo dos Anjos e do governador Renato Casagrande. Uma obra dessa, com custo tão alto, não daria pra fazer com poucas mãos, dependemos das mãos dessas pessoas e, principalmente, das mãos de Deus”, completou Dr. Wilson.

A nova sala conta com uma mesa cirúrgica de última geração, toda automática, que faz todas as posições para facilitar o trabalho dos médicos durante a cirurgia. Foco de led, com possibilidade de iluminação em vários ângulos.

Gustavo Lacerda

Segundo o diretor do hospital, Gustavo Viana Lacerda, a nova sala aumenta a capacidade para atender maior número de cirurgias geral, que teve um crescimento na demanda nos últimos anos.

Mais segurança e rapidez para atender os pacientes de urgência e emergênciaA equipe de ortopedia pode trabalhar de forma mais tranquila, mais precisa, para ter um resultado melhor na cirurgia”, destaca Gustavo.

O diretor anunciou também que em breve será feito um mutirão de cirurgias eletivas de ginecologia, com ligadura e cirurgia ginecológica.

Para a enfermeira Samara Stefanom, Coordenadora de Centro Cirúrgico, a inauguração da nova sala cirúrgica é de suma importância para a população de Barra de São Francisco e cidades vizinhas.

Temos uma sala ampla, com equipamentos de primeira linha e contamos com uma equipe de ortopedistas, anestesistas e de enfermagem empenhados a fazer o melhor ao paciente e familiares. Temos muito que agradecer ao diretor, Gustavo Lacerda e ao Coordenador da Ortopedia, Dr. Eduardo, pelo esforço sem medidas para que essa nova conquista fosse realidade”, disse Samara.

O médico Dr. Eduardo Felipe Paes Cruz Filho, Coordenador da Cooperativa de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Espírito Santo (COOTES), iniciou há aproximadamente 6 anos no serviço de ortopedia do hospital e sempre esteve certo que os pacientes teriam um benefício significativo.

“Com o passar do tempo, vimos nosso serviço crescer progressivamente, com demandas acima até de nossas expectativas. Visando um melhor atendimento a nossa população, começamos nos organizar para que esse fosse expandido em estrutura e equipe, com intuito de redução do tempo de internação e aumento do índice de satisfação de nossos pacientes”, enfatizou Dr. Eduardo.

Sobre a inauguração da nova sala, o médico destaca que foi um grande passo incrementando a segurança e qualidade dos procedimentos realizados.

Como coordenador da COOTES nesse serviço, tenho muito a agradecer aos colegas que comigo se dedicam intensamente à essa instituição e principalmente à toda equipe que nos da suporte em todas as diferentes áreas de atuação desse hospital. Ao Diretor Gustavo Lacerda, agradeço o empenho, a seriedade administrativa e extremo respeito à nossa população, tornando realidade nossas demandas por melhora”, disse Dr. Eduardo Paes.

Parceria de sucesso

De acordo com Gustavo Lacerda, uma emenda parlamentar foi destinada para o hospital, mas não era suficiente. A administração então procurou uma faculdade, que ajudou a comprar os equipamentos que faltavam para o funcionamento da sala cirúrgica.

A emenda parlamentar veio para comprar a mesa, o foco cirúrgico e bisturis elétricos, porém, faltavam alguns equipamentos. Fizemos um orçamento e tudo ficava em R$ 13 mil. Como o estado não tinha como disponibilizar esse recurso no momento, conseguimos através de uma parceria com a faculdade, que doou todos os equipamentos para o hospital“, contou o diretor do hospital.

Pronto Socorro

Outra novidade é a reforma do Pronto Socorro Dra. Rita de Cássia. Gustavo Lacerda adiantou que uma comissão já foi formada para decidir sobre as obras e que em breve o local passará por mudanças para melhor atender a população.

A equipe já está se reunindo para definir as prioridades e logo teremos a reforma do Pronto Socorro, trazendo melhorias significativas para todas as pessoas”, finalizou Gustavo.

COMPARTILHAR