11º BPM de Barra de São Francisco define temas para campanhas educativas em 2019

Falta de atenção, desobediência às normas de trânsito, velocidade acima do permitido e ingestão de bebida alcoólica são as quatro principais causas do aumento dos acidentes de trânsito nas vias de Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga e Mantenópolis, segundo a Seção de Trânsito do 11º BPM.

Diante desse cenário, as campanhas de conscientização no trânsito passam a ser necessárias, e não mais preventivas. Logo, o 11º BPM projetou para 2019 um cronograma de campanhas educativas de trânsito que serão desenvolvidas nos cinco municípios mencionados. O objetivo é conscientizar os usuários das vias quanto às leis de trânsito, quanto a sua responsabilidade no trânsito e reduzir os índices de acidentes nas ruas dessas cidades.

As Campanhas Educativas de Trânsito serão desenvolvidas mensalmente, com o apoio de empresas privadas e órgãos públicos locais. Além da veiculação em rádios e outros meios de comunicação locais, as campanhas também serão difundidas nas mídias sociais, palestras, blitzes educativas entre outras ferramentas e atividades e todo o material será trabalhado em conteúdo digital.

Os temas para as campanhas buscam atingir todos os segmentos da comunidade que utilizam as vias públicas, entre eles, pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. Veja abaixo o cronograma e os temas de campanhas educativas de trânsito que serão propagadas pelo 11º BPM em 2019:

27, 28 e 29 de Março – Campanha de conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular;

24, 25 e 26 de Abril – Campanha de conscientização sobre o uso do capacete e do cinto de segurança na condução de motocicletas, ciclomotores e automóveis;

Maio – Ações de apoio ao “Maio Amarelo”;

26, 27 e 28 de Junho – Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre e sobre o uso da faixa de pedestres;

24, 25 e 26 de Julho – Campanha de respeito aos limites de velocidade;

28, 29 e 30 de Agosto – Campanha de conscientização sobre os riscos do manuseio do celular ao volante;

Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito;

23, 24 e 25 de Outubro – Campanha de conscientização sobre as vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no estacionamento e o uso do dispositivo de retenção infantil;

27, 28 e 29 de Novembro – Campanha de conscientização e respeito ao ciclista, e do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito;

Simultaneamente, o 11º BPM projeta intensificar as operações de fiscalização de trânsito, iniciadas em janeiro deste ano, através de ações pontuais que serão desenvolvidas nas principais vias e em pontos estratégicos das cidades mencionadas. O objetivo dessas ações é evitar os acidentes graves que ocorrem devido a imprudências como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante e falta do uso de cinto de segurança.

COMPARTILHAR