Cativeiro de animais silvestres é encontrado pela Polícia Ambiental após denúncia em Pancas

Na última sexta-feira (08), durante atendimento de denúncia anônima, militares da 2ª Cia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental – Colatina, constataram a manutenção irregular em cativeiro de animais da fauna silvestre nativa no município de Pancas- ES.

Foram apreendidos 06 (seis) coleiros, 05 (cinco) trinca – ferros e 01 (um) sofrê. Os animais estavam expostos nas varandas e no interior das residências, em 09 (nove) gaiolas de madeira, os respectivos proprietários, os senhores G. C.; O. F. N. e M. M. N.; mantinham os animas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.

Os responsáveis assinaram termo de compromisso, comprometendo- se a comparecer em juízo quando vierem a ser convocados. Os animais e gaiolas apreendidos foram depositados na sede da 2ªCia/BPMA, de onde serão encaminhados ao Cereias em Barra do Riacho, Aracruz/ES.

A Polícia Militar Ambiental ressalta que a manutenção irregular em cativeiro de animais silvestres nativos, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares, é conduta tipificada como crime ambiental do art. 29, § 1º, inciso III, da lei 9.605/98.

Além do atendimento de denúncias, o BPMA realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção/comercialização de animais silvestres e conta com o apoio da população na realização de denúncias.

COMPARTILHAR