1º Fórum de prevenção ao suicídio é realizado em Barra de São Francisco

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Barra de São Francisco realizou às 18h:00 desta quinta-feira (27), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o 1º fórum para debater questões em prevenção aos casos de suicídio.

Na oportunidade, profissionais da saúde mental debateram sobre diversos pontos da temática, como, por exemplo, ‘aspectos psicológicos envolvidos no suicídio’ – ministrado pela psicóloga Drª. Nelya Lima Fagundes dos Santos; ‘manejo clínico com o paciente em pensamento suicida’ – apresentado pelo médico Dr. José Cipriano, e ‘formas de manejo de pessoas com pensamentos suicidas’ – exposto pela psicóloga Drª. Lusneide da Silva Fernandes.

O fórum, que é de suma importância nesta contemporaneidade, também contou com a contribuição do Comando do Corpo de Bombeiros de Barra de São Francisco, que tratou das ‘formas de manejo no decorrer do ato suicida’.

De acordo com dados apresentados no encontro, “para cada suicídio consumado, há muito mais pessoas que tentam a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral”.

Ainda segundo dados apresentados no fórum, “a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo. Já no Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa interrompe a própria vida.

Outro dado alarmante exposto, é que houve crescimento nos casos de suicídio envolvendo crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, ficando da seguinte forma: Crianças e adolescentes 40%; adolescentes e jovens (de 14 a 19 anos) 33%. Os casos envolvendo pessoas idosas também alavancaram significativamente, passando a ser, inclusive, o de maior índice no país.

Registros de 2012 da Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que, pelo menos, 800 mil pessoas morrem todos os anos no mundo vítimas de suicídio, sendo esta a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Neste ano (2018), em barra de São Francisco, de acordo com dados da Delegacia de Polícia Civil, no mês de abril foi registrado um caso, outro em julho, e em setembro mais um caso de suicídio.

Vale lembrar que a melhor escolha é a favor da vida. Não hesite em procurar ajuda. Você encontra profissional capacitado na rede particular e pública de saúde. Peça ajuda, grite por socorro.

O fórum foi divulgado antecipadamente no site e nas redes sociais da prefeitura, e teve como público alvo toda a sociedade interessada.

COMPARTILHAR