Secretaria de Saúde francisquense realiza 1ª Oficina Terapêutica com usuários do Departamento de Cuidados da Saúde Mental

Atividades contribuem para melhores resultados no tratamento do paciente

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Cuidados da Saúde Mental, realizou durante toda esta quarta-feira (27), nas dependências do próprio setor, ao lado da Unidade de Saúde Alvino Campos, no Centro de Barra de São Francisco, uma oficina Terapêutica com um grupo de 10 mulheres usuárias do serviço.

De acordo com a Coordenadora do espaço, Gabriela Assunção, a oficina tem por objetivo trabalhar o autoconhecimento e fortalecer a autoestima das pacientes, contribuindo, desta forma, com o tratamento que as mesmas recebem no setor.

Ainda segundo a coordenadora, as pacientes participantes desta 1ª oficina foram selecionadas após avaliação de toda a equipe atuante no setor, incluindo assistente social, estagiária de enfermagem, enfermeira, técnica de enfermagem, estagiária de psicologia, psicóloga e psiquiatra.

Entre as atividades realizadas estão: spa facial, limpeza de pele e dicas básicas de maquiagem – ofertado pela colaboradora e consultora de beleza Elane Ribeiro Lourençoni Ferreira, além de dinâmica e roda de conversa, imprescindível para o fortalecimento do vínculo entre os usuários e a equipe de atendentes.

“Durante a realização das atividades, as pacientes tiveram a oportunidade de se expressarem quanto às diversas situações enfrentadas no cotidiano, o que contribui muito com o resultado obtido no acompanhamento que recebem”, declarou Gabriela.

Atualmente, mais de 900 pessoas entre os sexos masculino e feminino são acompanhadas pelo Departamento da Saúde Mental, que já desenvolve outros projetos para a realização de mais atividades de cooperação com a melhora no quadro clínico dos pacientes.

Para usufruir dos serviços do Departamento da Saúde Mental, basta procurar atendimento no posto de saúde do seu bairro; após consulta, caso haja necessidade, o paciente é encaminhado ao setor.

(As informações são da PMBSF)

COMPARTILHAR