Quatro partidos fecham acordo para lançar candidato a prefeito em Barra de São Francisco

Ainda não se sabe se as eleições municipais deste ano serão realizadas em outubro, mas o calendário eleitoral não foi alterado pelo Tribunal Superior Eleitoral e, pensando nisso, quatro partidos fecharam um acordo para realização, no dia 26 de julho, de uma convenção coletiva para o lançamento de candidatura majoritária, de prefeito e vice-prefeito, e de chapas de vereadores.

Realizarão convenção conjunta o PTB, o Republicanos, o PSD e o PSDB. Com o fim das coligações proporcionais, cada partido deverá lançar sua chapa própria com até 20 nomes para disputar as 13 vagas de vereadores no município.

No mínimo seis desses nomes deverá ser de mulheres, para cumprir a cota de 30% estabelecido pela legislação eleitoral, norma vigente desde 1995. O prazo para realizar as convenções municipais começa dia 20 de julho e vai até 5 de agosto, quando todas as candidaturas já devem estar escolhidas.

Há duas pré-candidaturas postas neste grupo até o momento, a do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), que já foi prefeito do município de 1989-1992, e a de Gustavo Lacerda (Republicanos), que até março dirigia o Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho.

Presidente do PTB, o empresário Vaury Profiro comentou: “Estamos na aliança desses partidos para sairmos juntos com a mesma candidatura majoritária e formamos um palanque forte de vereadores. Com essa convenção única, simplificamos o processo”.

Para o republicano Gustavo Lacerda, que também se habilitou para disputar a eleição ao se desincompatibilizar da direção do Hospital, “esta é uma proposta que estimula, mobiliza e une ainda mais esse grupo político em torno de um projeto para Barra de São Francisco, já que os quatro partidos vão caminhar juntos”. Apesar de habilitado, Gustavo disse que sua pré-candidatura “não é impositiva”.

Já para o presidente municipal do PSD, Elcimar de Souza Alves, o anúncio da convenção unificada “é uma boa decisão que somente poder ser vista de forma positiva, até porque estamos na rua com a pré-candidatura do deputado Enivaldo dos Anjos para colocar o município de volta no caminho para o futuro.

Até hoje os francisquenses se lembram das realizações de Enivaldo como prefeito, e quem já fez, faz outra vez”. O presidente do PSDB municipal, o ex-vereador Jessuí da Cesan, salientou o fortalecimento do grupo político: “A convenção unificada fortalece o grupo e viabiliza a largada eleitoral com uma festa democrática contundente, confirmando e afirmando a candidatura a prefeito e também cada chapa de vereadores dos partidos”.

COMPARTILHAR