Aulas práticas nas autoescolas do ES serão monitoradas por câmeras para evitar fraudes

As aulas práticas nas Auto Escolas do Espírito Santo deverão ser monitoradas por câmeras, GPS e com sistema de biometria. A determinação é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) têm 30 dias para implantarem o novo sistema para controle das aulas.

O objetivo é garantir que os candidatos e instrutores cumpram a carga horária exata, coibindo o número de fraudes que aconteciam em alguns locais durante as aulas práticas. Para o proprietário de um CFC, Aldo Marcos, a mudança é bem vinda, mas os novos equipamentos devem deixar a conta mais cara para o consumidor.

O presidente do Sindicato das Auto Escolas do Espírito Santo, Anderson Perosini, afirmou que o reflexo, no valos da habilitação deve ser de aproximadamente R$ 180,00. Ele avalia esse processo positivamente. Segundo Perosini, é algo que tem sido debatido amplamente desde 2015.

Na semana passada, o sindicato, Detran e CFC’s se reuniram para discutir a implementação dos serviços. A previsão é de que na semana que vem comecem os cadastros dos alunos no sistema.

COMPARTILHAR