Caminhada ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo” é realizada em Barra de São Francisco

Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da conscientização do autismo, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, juntamente com a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), e com o apoio do legislativo local, realizou uma caminhada, na manhã desta terça-feira, 02 de abril de 2019, que saiu do bairro Irmãos Fernandes e concentração na Praça Senador Atílio Vivacqua.

A Secretária Municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, que é mãe de um rapaz autista, discursou e pediu mais respeito e generosidade por parte de toda a sociedade. Também falou da importância de os professores se disponibilizarem a compreender a adaptação curricular, até porque, atualmente, o município de Barra de São Francisco é responsável por alfabetizar 52 alunos portadores do autismo.

“Nossos filhos [autistas] podem falar sobre um universo de conhecimentos que nós pais não fazemos ideia de que eles saibam, como coisas da pré-história, por exemplo, porém, eles podem apresentar dificuldades de realizar atividades simples, como tomar banho sozinhos, abotoar a camisa e amarrar o cadarço do tênis. Isso porque existe um comprometimento com as coordenações motoras”, expressou a secretária.

As atividades de conscientização irão continuar ao longo da semana com a realização de palestras que irão abordar a temática. Confira os locais e horários.

2 de abril (Terça-feira)

1ª Caminhada Pela Conscientização do Autismo

Concentração no sindicato patronal e chegada à praça central (8h às 10h)

Fala da secretária de Educação (Delma Ker)

Música amor maior (solo)

Aluno Josué (poesia)

Márcia e Daniel (música)

Leitura dos cartazes

Agradecimento aos patrocinadores e apoiadores.

3 de abril (Quarta-feira)

Palestra de manhã e à tarde na EM João Bastos a cargo de Nelcinéia de Carvalho (Nêo) da Associação de Pais e Amigos do Autista;

Palestra na EM família Agrícola Normília da Cunha dos Santos na parte da tarde com a Dra. Bianca (fonoaudióloga) da Associação de Pais e Amigos do Autista.

4 de abril (quinta-feira)

Palestra na EM Vicente Amaro da Silva na parte da manhã e à tarde com Karina Patrícia e Drª Bianca (fonoaudióloga).

5 de abril (sexta-feira)

Palestra na EM Sebastião Albano de manhã e à tarde com a professora SRM Pollyana Fiorot da Associação de Pais e Amigos do Autista.

AUTISMO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem dois milhões de autistas no Brasil. Entre as características do autismo, as principais são: prejuízo na capacidade de interação social; comprometimento na comunicação; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

COMPARTILHAR