CIPE Rio Doce elege novos presidente e vice em plenária nesta quarta (17/05)

A Comissão Interestadual Parlamentar da Bacia do Rio Doce (CIPE Rio Doce) elegerá, em sessão plenária nesta quarta-feira (17/05/2017), no plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, seus novos presidente e vice-presidente, além dos coordenadores regionais das respectivas bancadas representantes de Minas Gerais e Espírito Santo, para o biênio 2017-2018, conforme prevê o regimento interno.

A plenária será comandada pela atual presidente da Comissão Biestadual, deputada Celise Lavaiola (PMDB-MG), e será realizada das 15 às 18 horas, com transmissão ao vivo pela TV Ales.

Além da eleição de seus novos dirigentes, haverá uma rápida votação de propostas de atualização do regimento interno. O evento está sendo organizado pela Coordenação Especial de Relações Institucionais (Ceri), da Ales, através da coordenação administrativa da CIPE Rio Doce-ES, que faz parte de sua estrutura, composta ainda pela Interlegis e pela Casa dos Municípios. A CERI está subordinada à Mesa Diretora, diretamente na 2ª Secretaria.

COMPOSIÇÃO

A CIPE Rio Doce é composta por 10 membros efetivos, sendo cinco de Minas Gerais e cinco do Espírito Santo, ambos com cinco suplentes. Os presidentes dos dois poderes são membros honorários da Comissão. A sessão plenária marcará a posse oficial do novo colegiado, indicado pelas duas Casas. Pelo regimento interno, o novo presidente sairá da bancada capixaba, e o vice será mineiro.

Por Minas Gerais, foram indicados, como efetivos, os deputados Celise Laviola (PMDB), atual presidente da CIPE, Rosangela Reis (PROS), Celinho do Sinttrocel (PC do B, João Magalhães (PMDB) e Bonifácio Mourão (PSDB), e, como suplentes, Iran Barbosa (PMDB), Cássio Soares (PSD), Roberto Andrade (PSB), Gustavo Valadares (PSDB) e Tito Torres (PSDB). Pelo Espírito Santo, foram indicados, como efetivos, os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD), Eliana Dadalto (PTC), Dary Pagung (PRP), Raquel Lessa (SD) e Luzia Toledo (PMDB), e, como suplentes, Josias Da Vitória (PDT), Janete de Sá (PMN), Bruno Lamas (PSB), Padre Honório (PT) e Marcelo Santos (PMDB).

Os coordenadores enviaram, para a solenidade, convites para prefeitos, vereadores e lideranças de todos os municípios da bacia do Rio Doce. Também já confirmou presença no evento o procurador da República Jorge Munhós, que participou da força-tarefa formada pelo Ministério Público Federal para apurar as causas e consequências do desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem da Samarco (Vale/BHP) em Mariana (MG), no final de 2015.

COMPARTILHAR