Deputado capixaba critica distritão na Assembleia Legislativa: “É a volta dos currais eleitorais”

Enivaldo dos Anjos

Em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15/08/2017), o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) criticou a reforma política que está sendo proposta no Congresso Nacional, especialmente por conta da implantação do distritão nas eleições proporcionais.

O parlamentar alertou que o distritão possibilitará “o retorno da compra de votos em currais eleitorais”. Enivaldo salientou que o atual sistema eleitoral pode não ser o melhor e cometer algumas injustiças, mas que o distritão não vai resolver o problema. Antes, segundo ele, vai criar outro

E foi enfático: “O distritão está sendo adotado para proteger deputados bandidos, envolvidos na Lava Jato e que, pelo sistema atual, não têm a menor chance de se reelegerem. Mas, através do distritão, os partidos vão protegê-los e comprar votos para perpetuarem esses deputados no poder, porque, junto com o distritão estão vindo os bilhões do fundo partidário”.

Enivaldo dos Anjos ainda disse que não é a quantidade de votos que faz o bom deputado, mas a índole e a ética: “Tem muita gente eleita com pouco voto, mas que tem muito mais responsabilidade com o mandato do que os campeões de votos. Com o distritão, extinguem-se as alternativas e só os coronéis vão mandar na política do Brasil”.

COMPARTILHAR