Encontro relacionado aos atendimentos às vítimas de violência Norte/Noroeste é realizado em Barra de São Francisco

Aconteceu nesta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), uma reunião ampliada em atenção ao atendimento disponibilizado às vítimas de violência, promovida pela Rede de Proteção e Cuidados da região Norte/Noroeste da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em atendimento à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco.

Além de profissionais responsáveis pelos atendimentos aqui no município, por se tratar de um encontro promovido pela regional, que fica em São Mateus, profissionais de outros municípios da região, como, Pedro Canário, Vila Pavão, Água Doce do Norte, entre outros, também marcam presença.

Para promover o encontro, a Rede de Proteção e Cuidados (regional) considerou o número de municípios silenciosos, ou seja, não notificantes de violência, e a inevitabilidade do atendimento às vítimas e suas famílias.

Mais que dialogar sobre a linha de cuidados e proteção às pessoas em situação de violência, o encontro tem por objetivo dar visibilidade a esta temática como problema de saúde pública no Estado. Além disso, busca incentivar a produção do fluxo municipal/regional de atendimento em saúde às vítimas de violência, e o reconhecimento da Rede Local de Proteção e Cuidados.

Para participar da conferência, o público alvo, sendo profissionais que trabalham com programas voltados para o atendimento às crianças, adolescentes, idosos, mulheres, bolsa família, vigilância epidemiológica, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, DTS/AIDS, e outros, foram devidamente inscritos.

Apresenta o conteúdo preparado para o encontro, Edleusa Gomes Ferreira Cupertino, graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com especialização em violência contra a criança e o adolescente pela Universidade de São Paulo, e especialização em saúde do trabalhador pela Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES.

Também contribui com a ministração do conteúdo, o 1º Tenente Vitor Prates Ribeiro, bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, pós graduado em ciências jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, com formação em oficial pela Polícia Militar (PM-ES), instrutor/multiplicador de patrulha Maria da Penha, e instrutor/multiplicador de tiro defensivo na preservação da vida – método Giraldi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMBSF

COMPARTILHAR