Hospital de Barra de São Francisco volta a oferecer cirurgias de Laqueadura e Vasectomia

O Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, que atende toda a cidade de Barra de São Francisco e região, volta a ofertar, depois de um intervalo de quase dez anos, procedimentos cirúrgicos de laqueadura, vasectomia, implantação de Dispositivo Intra Uterino – DIU, e cirurgias ginecológicas de alta complexidade.

A iniciativa é fruto de um Termo de Cooperação Técnica, firmado no dia 11 de março deste ano, envolvendo o Hospital e a Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco. “É uma parceria que vem sendo discutida já há vários meses e que faz parte de um pacote de melhorias que estão sendo implantadas no atendimento do Hospital”, explica o diretor geral do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, Gustavo Lacerda.

De acordo com Gustavo, o acordo entre Hospital e prefeitura foi possível a partir de uma segunda movimentação, envolvendo Governo do Estado e Assembleia Legislativa. “Foi a partir de um ofício feito pelo deputado Enivaldo dos Anjos, ainda em janeiro, que o hospital começou a vislumbrar os atendimentos como algo possível”, disse o diretor, se referindo ao trabalho feito pelo deputado atuante na região.

Sem custos adicionais de contratação ao Hospital, os procedimentos têm início previsto para o dia 15 de abril, quando começam a serem feitas as primeiras laqueaduras. No mesmo mês devem ser iniciadas as cirurgias de implantação de DIUs e, em junho, os primeiros procedimentos de vasectomia feitos pelos profissionais do Hospital.

Os interessados em se candidatar aos procedimentos gratuitos, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para dar início ao trabalho planejamento familiar. Os moradores serão encaminhados para cirurgia somente com o acompanhamento do programa oferecido pela prefeitura, que possui médicos e psicólogos especialistas em saúde da família.

Pedido de Enivaldo dos Anjos foi atendido pelo governo do Estado

MELHORIAS

Fruto da articulação envolvendo o deputado estadual Enivaldo dos Anjos, governo do Estado e sociedade civil, o Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho receberá, além da capacidade de oferecer cirurgias ginecológicas de complexidade, melhorias na infraestrutura para atendimento a pacientes e acompanhantes.

Entre as intervenções previstas estão a instalação de aparelhos de ar condicionado no Pronto Socorro e Enfermarias do Hospital, que também passará a contar com um ambiente climatizado em seu Centro de Medicação. Com novas poltronas, os pacientes passarão a ser medicados com conforto e comodidade, em um ambiente mais saudável e seguro.

Para os acompanhantes de pacientes, o Hospital também passará a contar, em sua recepção, com um ambiente climatizado e com rede Wi-Fi. As mudanças estão previstas no ofício encaminhado pelo deputado Enivaldo dos Anjos ao Governo do Estado, em janeiro deste ano.

“As obras de melhorias já estão garantidas e serão tocadas pela prefeitura do município. Já os materiais de construção para a reforma foram conseguidos junto à sociedade”, explicou o diretor Geral do Hospital, que espera concluir todas as reformas em poucos meses.

COMPARTILHAR