Militares do BPMA flagram corte ilegal de madeira em Nova Venécia

Nesta quarta-feira (25), durante patrulhamento na Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante, localizada do município de Nova Venécia, uma equipe da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagrou o corte ilegal de madeira. Na ação foram apreendidas 19 m³ de madeira nativa, totalizando 1188 estacas e três m³ em toras que ainda seriam fatiadas, um machado, dez cunhas e duas marretas. Dois homens foram detidos.

Após escutar barulhos de marreta vindos de dentro da floresta, os policiais iniciaram a procura para identificar o que estava ocorrendo. Durante o percurso foram identificadas cascas de árvores e murundus de madeira fatiadas em estacas, assim como as valetas limpas por onde estacas teriam sido transportadas.

Seguindo ainda o barulho, foram identificados dois homens que estavam com machado, marretas e cunhas, ferramentas utilizadas para fatiar as toras de madeira nativas em estacas. Segundo eles as estacas seriam utilizadas para o plantio de pimenta do reino e que também estariam trabalhando em forma de diária para um proprietário local.

O responsável e os dois homens encontrados no local do desmate foram encaminhados ao plantão policial de São Mateus para o registro da ocorrência.

COMPARTILHAR