Motos barulhentas estão na mira da polícia em Mantena – MG

A tolerância se esgotou em Mantena com os motociclistas que estão utilizando de forma irregular o escapamento de suas motos para provocarem um ruído ensurdecedor pelas ruas da cidade. Esta prática que vem se tornando comum entre motociclistas é mais um motivo de irritação geral.

Trata-se de uma adulteração no escapamento das motocicletas, em alguns casos, retirando-se o miolo do silencioso (peça que reduz o ruído do motor); em outros, furando-se o escapamento.

O objetivo alegado é aumentar o barulho, para que a presença da moto seja percebida mais facilmente, mas o resultado é o incômodo causado a motoristas, pedestres e até outros motociclistas, que condenam o ato.

Só que esta prática está com os dias contados em Mantena, pois a polícia militar sob o comando do capitão Lindomar, está fiscalizando e atenta aos motociclistas infratores. Apenas nesta terça (27) e quarta-feira (28) vários motociclistas foram abordados e multados na cidade, com as motos apreendidas por estarem com os escapamentos irregulares.

A adulteração é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o ato de: “Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”. A multa é grave, de R$ 127,69, mais perda de cinco pontos na carteira. Além disso, o código prevê que o veículo deve ser retido para regularização.

Segundo o comando da PM em Mantena, este tipo de fiscalização está apenas começando, e o motociclista que não quiser ser multado ou ter seu veículo apreendido é bom ficar atento e andar dentro da lei.

COMPARTILHAR