Operação da PF combate venda e entrada de dinheiro falso no Estado

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (03) uma operação para combater a fabricação e a entrada de dinheiro falso no mercado capixaba. A ação da PF, batizada de “Operação Pecúnia”, contou com a participação de 50 policiais federais. Os agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados.

O esquema

Pessoas físicas realizam a produção e o comércio ilegal de dinheiro falso pela internet, especialmente nas redes sociais. De posse das cédulas falsas, utilizam os valores em shopping, bares e casas noturnas de grande circulação, diminuindo a probabilidade de percepção da falsidade.

Outra forma frequente de repasse das notas falsas é mediante a compra, em espécie, de celulares negociados nos sites de classificados na internet.

Crimes investigados

Os investigados responderão pelo crime de moeda falsa, previsto no Artigo 2869 do Código Penal, cuja pena poderá chegar à 12 (doze) anos de reclusão.

Art. 289 – Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro:

Pena – reclusão, de três a doze anos, e multa.

  • 1º – Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.

Fonte: gazetaonline

COMPARTILHAR