Palestra sobre projeto de vida prepara adolescentes para novos desafios

A sociedade está mudando de maneira muito acelerada. O conhecimento humano se multiplica cada vez mais rápido e as tecnologias digitais tem intensificado esse processo. Diante desse cenário, os adolescentes se sentem confusos e com dificuldade de estabelecer opções, pois são desafiados a definir um projeto de futuro diante das complexas opções que lhes são apresentadas cotidianamente.

Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas, porém, organizar-se para sua realização é um desafio. Assim sendo, os adolescentes devem consolidar a um só tempo opções que integram profissão, formação e emprego. A escolha da carreira profissional é o primeiro passo em direção à materialização de suas aspirações e a graduação uma das formas de se ampliar os conhecimentos e as bases para tornar sonhos em realidade.

No entanto, muitas das dúvidas dos adolescentes nesse período podem ser minimizadas a partir de planos pensados e colocados no papel. Pensando nisso, o 1º Tenente Vitor Prates Ribeiro do 11º BPM ministrou, na última sexta-feira (08), uma palestra para 200 alunos do Ensino Médio da Escola Governador Lindenberg em Barra de São Francisco, sobre o tema: Plano de Vida – Como realizar sonhos através do planejamento?

Segundo o 1º Tenente Vitor Prates Ribeiro, “a pessoa que possui a capacidade de decisão tem o controle sobre o seu próprio futuro”. Para ele, é importante que o adolescente tenha a capacidade de analisar e traçar metas para alcançar seus sonhos.

A palestra possibilitou aos adolescentes dirimirem suas dúvidas sobre o assunto e entender que o planejamento facilita esse processo de amadurecimento e escolhas, preparando-os para enfrentar os obstáculos que irão surgir durante a sua vida.

COMPARTILHAR