Prefeito Elias Dal’Col sanciona Lei que institui o Sistema Municipal de Cultura de Ecoporanga

O prefeito Elias Dal’Col (PSD) sancionou a Lei 036/2019, que institui o Sistema Municipal de Cultura de Ecoporanga (SMC), e também a Lei 037/2019, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Política Cultural de Ecoporanga (CMPCE). O ato de assinatura da Lei foi realizado em seu gabinete, na Prefeitura de Ecoporanga.

Conforme o vereador Gilmar Quedevez (PSDB), que fez a indicação dos projetos, as Leis representam um marco para a cidade, uma vez que alinha Ecoporanga ao Sistema Nacional de Cultura. “Essas Leis permitirão que todos os segmentos da produção cultural da nossa cidade possam ter participação direta nas proposições e no gerenciamento de projetos e políticas do Município, coordenados pela Secretaria de Educação e Cultura. Finalmente as Leis entram em vigor e Ecoporanga, a Cultura e os produtores e criadores culturais da nossa cidade estão de parabéns”, destacou o vereador Gilmar.

O prefeito Elias destacou o compromisso assumido de investir na cultura do Município, ressaltando os diferentes projetos já desenvolvidos na área desde que assumiu a gestão municipal. O Prefeito também destacou a importância em poder realizar o ato de assinatura das Leis 036/2019 e 037/2019.

“Estou muito orgulhoso em poder sancionar estas Leis. Essas são Leis muito importantes para a cidade, Leis em que muitos colocaram as mãos e o coração. Temos um grande compromisso com a Cultura de Ecoporanga e a assinatura destes documentos consolida esse comprometimento que temos com a nossa cidade”, ressaltou o prefeito Elias Dal’Col.

Para o secretário Municipal de Educação e Cultura, Vinicius da Silva Santos, a sanção das Leis 036 e 037/2019 representam um avanço para o Município. “O Sistema Municipal de Cultura vai levar a uma sinergia entre o Poder Público, os produtores e criadores culturais e a sociedade. Todos passarão a ter uma participação direta nas políticas culturais. Além disso, vai permitir também que diversos sistemas de financiamentos estejam disponíveis para o Município, o que hoje não acontece”, explica o secretário Vinicius.

O Chefe do Executivo Municipal fez questão de convidar o vice-prefeito, Rogério Paulino, o secretário de Educação e Cultura, Vinicius da Silva Santos, e sua equipe, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Greidismar Lopes (PSD), e o vereador Gilmar Quedevez (PSDB), para prestigiarem a assinatura desse momento importante para a cultura de Ecoporanga.

Por Ramon Gava

COMPARTILHAR