Proposta de Enivaldo dos Anjos torna delegado de polícia irremovível

Diminuir e, se possível, acabar  com a pressão de qualquer natureza sobre os trabalhos de apurações  desenvolvidos pela Polícia Judiciária, a fim de garantir-lhe isenção e imparcialidade, é o principal objetivo da Proposta de Emenda Constitucional protocolada pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) na Assembleia Legislativa  para assegurar a inamovibilidade aos Delegados de Polícia no âmbito do Espírito Santo.

A proposta de Enivaldo obteve o apoio, para tramitação, dos deputados Erick Musso (PRB), Marcelo Santos (PDT), Gildevan Fernandes (PTB), José Nunes (PT), Raquel Lessa (PROS), Rafael Favato (PATRI), Josias da Vitória (PDT), Bruno Lamas (PSB) e Dary Pagung (PRP). Como são necessárias apenas dez assinaturas, contada a do proponente, a PEC já começa a tramitar.

De acordo com a emenda, fica acrescentado o parágrafo 7º ao artigo 128 da Constituição Estadual, nos seguintes termos: “Ao Delegado d ePolícia é assegurada a garantia da inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão fundamentada do delegado-chefe da Polícia Civil, devidamente publicada no órgão oficial do Estado, assegurada ampla defesa”.

De acordo com o deputado Enivaldo dos Anjos, “para que o Estado promova apurações isentas e imparciais, é preciso que a autoridade de polícia judiciária não decida sob o temor de injustas represálias, sendo a remoção uma das possíveis formas de retaliação. Essa garantia está em perfeita harmonia com os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, eficiência, dentre outros expressos pelo artigo 37 da Constituição Federal”.

COMPARTILHAR