Secretaria de Saúde francisquense promove Curso de Formação para Agentes Comunitários de Saúde

Aconteceu nesta quarta-feira, 12 de setembro, no Auditório da SEMEC , no Antigo Colégio Santa Terezinha, a aula Inaugural do Curso de Formação Inicial para os Agentes Comunitários de Saúde do município.

A proposta de Formação Inicial esta fundamentada na Lei nº 13.595/2018 e na portaria Ministerial nº 2.436/2017.

Para sua efetivação, prevê que a organização e financiamento dos cursos sejam feita de modo tripartite, ou seja, tenha o envolvimento da União, Estados e Municípios.

O Curso tem como objetivo preparar o Agente Comunitário de Saúde para o exercício profissional interdisciplinar, potencializando sua capacidade de aumentar o vínculo entre as equipes de saúde e as famílias, comunidade, tornando-se um facilitador de acesso dos usuários ao Sistema de Saúde. Além disso, o curso pretende formar um cidadão com capacidade para realizar suas atividades no âmbito da mobilização social, da promoção e prevenção de doenças e para monitoramento das situações de risco ambiental e sanitário, tendo uma visão crítica e reflexiva de sua prática e reafirmando a importância da implementação de políticas públicas destinadas a assegurar o desenvolvimento profissional do Agente Comunitário de Saúde.

Esta primeira etapa do Curso conta com a participação de 33 agentes e terá uma carga horária de 400 horas de aulas teóricas e práticas. O mesmo está estruturado em módulos e funcionará em regime de alternância, nos termos da legislação em vigor. Os alunos alternarão períodos presenciais, denominados concentração, com períodos de atuação em seus locais de trabalho, denominados dispersão.

Este curso estará sendo ministrado pelas professoras/facilitadoras, Enfermeiras: Débora Braga dos Santos, Franciely Cezana, Helba de Athayde Chequetto e Tânia Cristina Saar.

COMPARTILHAR