Sesa lidera diálogo com municípios capixabas para falar sobre saúde

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira se reuniu nesta quinta-feira (4) com o Prefeito de Vila Velha, para alinhar a pauta do Comitê Estratégico da Saúde Metropolitana. Esta é a primeira de uma série de encontros com os prefeitos e secretários de saúde da região com objetivo de promover um trabalho conjunto nos serviços de atendimento do SUS.

Participaram também da reunião, o secretário executivo da SESA, Wesley Goggi, o secretário de saúde de Vila velha, Jarbas Ribeiro de Assis e o assessor da secretaria municipal, Geraldo Correa.

Ricardo de Oliveira ressaltou que o comitê tem como objetivo discutir a regionalização dos serviços de saúde. Para ele esta é a garantia de eficiência e qualidade no atendimento do usuário. “Unindo projetos e esforços ganham todos: os profissionais da saúde e principalmente os usuários do SUS” afirma Oliveira.

E para colocar isso em prática a Sesa está discutindo a implantação da Rede Cuidar, um novo modelo de atendimento onde a atenção básica será fortalecida com o suporte da atendimento de média complexidade.

Cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde irão funcionar nas quatro regiões de saúde do estado. A Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, é a primeira unidade prevista para entrar em funcionamento.

A novidade é que o usuário do SUS terá oportunidade de realizar, além da consulta, exames e procedimentos no mesmo local, um atendimento com equipe multiprofissional e sair com um plano terapêutico pronto. Com a regionalização implantada em todo o estado, os municípios da região metropolitana precisam se preparar para a nova realidade de atendimento e reorganizar os serviços de consultas.

Para Wesley Goggi, coordenador da agenda do Comitê da Saúde Metropolitana, “os desafios do SUS só serão solucionados com a participação da sociedade e com ações integradas entre as Prefeituras e o Governo Estadual”.

 

COMPARTILHAR