Prefeitura de Barra de São Francisco divulga nota após polêmica do leite vencido na Escola João Bastos

No início da tarde desta quinta-feira, 21 de junho de 2018, mais uma situação em relação à merenda escolar na Escola Municipal João Bastos, em Barra de São Francisco, gerou polêmica.

O ex-funcionário público municipal, Pedrinho Godoy fez uma transmissão ao vivo em seu facebook, relatando que ao ir a escola para confirmar e agradecer a reposição da merenda escolar, ocorrida na última terça-feira (19), encontrou na cozinha diversas caixas de leite com data de vencimento do dia 16.

Em um discurso inflamado, característica forte de seus vídeos, Pedrinho afirmou que o os produtos vencidos não poderiam estar ali pois o Conselho  Municipal esteve no João Bastos vistoriando e renovando a merenda e deveria ter feito a remoção dos mesmos. A Polícia foi acionada e confirmou a existência de 48 caixas de leites vencidas.

Nas redes sociais o caso dividiu opiniões sobre as responsabilidades quanto a identificação e descarte de merenda vencida.

Já no final da tarde, por meio de nota oficial, a Prefeitura Municipal confirmou que os produtos vencidos já estavam separados e aguardavam apenas os procedimentos legais para o seu descarte e que de forma alguma os mesmos foram e/ou seriam servidos aos alunos. A nota divulgou ainda detalhadamente todo o imbróglio que virou caso de polícia; confira:

Nota:

“Diante do conteúdo divulgado em meios de comunicação do município e região, nesta quinta-feira (21), referente a caixas de leite com data vencida, constatadas na Escola Municipal João Bastos, a Prefeitura de Barra de São Francisco esclarece que:

Sim, haviam 48 caixas de leite com o prazo de validade para o dia 16 deste mês (sábado passado) na escola, porém, as mesmas já eram de conhecimento da diretora, que seguindo os procedimentos legais, pediu a separação do produto até a confecção do documento de devolução da mercadoria ao setor de merenda, responsável por providenciar o descarte junto à Vigilância Sanitária.

Sem motivos para preocupação, a prefeitura esclarece ainda que: Em momento algum foi consumido leite com o período de utilização esgotado pelos alunos da Escola Municipal João Bastos. O leite servido na manhã desta quinta-feira (21) está dentro do período legal para o consumo, o que foi comprovado pela direção da escola ao conferir as embalagens utilizadas na manhã de hoje (quinta 21/06), já depositadas no lixo. O produto com o prazo de validade encerrado já foi encaminhado para o descarte correto.

É preciso destacar que: Os servidores responsáveis pelo preparo da alimentação escolar possuem orientações suficientes para evitar que situações inadmissíveis ocorram com a merenda ofertada aos educandos da municipalidade.

COMO O LEITE INUTILIZÁVEL FOI PARAR DENTRO DA GELADEIRA?

Segundo apurado pela prefeitura junto à diretora da escola, por amanhã, sexta-feira (22), ser um dia letivo com carga horária reduzida para o turno matutino, devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, ficou decidido que seria feito uma vitamina de abacate. O cozinheiro responsável por preparar a merenda da parte da manhã deixou recado para que a cozinheira responsável por preparar a merenda da tarde colocasse, então, caixas de leite no refrigerador.

Ao chegar para trabalhar, na tarde desta quinta (21), já ciente do recado deixado pelo cozinheiro da parte da manhã, a cozinheira responsável pelo preparo da merenda dos educandos da tarde informou que simplesmente pegou as caixas de leite e colocou para gelar, sem se dar conta de que àquelas estavam separadas do local comum de armazenamento, que é na prateleira da despensa, porque receberiam o devido descarte.

Tendo esclarecido o que de fato ocorreu, a Prefeitura de Barra de São Francisco reitera o seu compromisso com a educação municipal, e informa que: Por segurança, não é permitido a entrada de pessoas sem a autorização da diretora em locais restritos da unidade escolar, como é o caso da cozinha. Por isso, esclarece que reforçará os cuidados e irá apurar se houve a entrada de pessoas não autorizadas no espaço destinado ao preparo da alimentação escolar.

Prefeitura de Barra de São Francisco 21 de Junho de 2018″

COMPARTILHAR