Deputado estadual do Norte do Estado quer vereadores de Jaguaré afastados

Enivaldo dos Anjos em destaque é o autor da denúncia

Pelo menos oito dos vereadores de Jaguaré estão na mira de um pedido para o afastamento de seus cargos por corrupção, que será entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) na próxima segunda-feira pelo PSD, por meio de seu primeiro secretário, deputado estadual Enivaldo dos Anjos.

O pedido feito se baseia no que o deputado classificou como “conluio” para retirar o prefeito, Ruberci Casagrande (DEM) de seu posto. “Fecharam um esquema para derrubar o prefeito por meio de denúncias fraudulentas. Estão negociando cargos de secretarias já há dois meses entre eles”, disparou o deputado, que acusa os vereadores de forjarem denúncias para abrir uma CPI contra o prefeito com base em áudios de conversas entre vereadores datados de antes da abertura do processo.

Nas conversas gravadas pelos próprios vereadores, fala-se abertamente em um acordo para que – após a abertura da CPI e saída de Ruberci – o presidente da Câmara, João Vanes dos Santos (SD) passe a governar e nomeie como secretário de obras o vereador Jorge Santana Magalhães (PMDB) e Gustavo Sossai (PMN) como secretário geral do seu gabinete.

Os áudios também mostram uma negociação de cargos para suplentes de vereadores. “Pelo Ministério Público o Ruberci não cai, só que na câmara tem oito vereadores contra ele. Se o Rogerio cair, ele já tem documentos em mãos que eles vão abrir a CPI contra Ruberci”, revela um dos vereadores no áudio gravado antes mesmo do afastamento do ex-prefeito da cidade, Rogério Feitani.

Ruberci, que foi vice-prefeito de Rogério Feitani, assumiu o cargo de prefeito após Feitani ter sido afastado por envolvimento em um esquema de fraudes em licitações e em processo seletivo para a contratação de servidores públicos no município. Desde sua posse como interino, em abril, ocasionada pela deflagração da Operação Arremate, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Ruberci vem sofrendo com a pouca adesão do legislativo municipal.

“Esses vereadores são do grupo a que pertence o prefeito afastado e agora querem retomar o poder da cidade a todo custo”, argumenta o deputado que se disse “enojado” com a maneira como os vereadores se estão tratando o caso: “Chegaram a desrespeitar a família do prefeito invadindo a casa dele enquanto não estava lá. Causaram um transtorno sem tamanho para a esposa do Ruberci, que é debilitada. Isso não pode ficar assim”.

A invasão apontada por Enivaldo dos Anjos se deu em meio à convocação feita pela CPI ao prefeito para sua defesa. Na ocasião, Ruberci se encontrava em Vitória para um processo de recuperação pós-operatória que teria sido devidamente comunicado à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga fatos como o extravio de um documento digital.

Com a ausência do prefeito na Câmara, os vereadores teriam se colocado à porta da casa de Ruberci, onde apenas sua esposa se encontrava. A procuradoria da Prefeitura Municipal de Jaguaré chegou a pedir intervenção da Justiça no caso, fato que acelerou o processo de conclusão da CPI que, em menos de três meses, deve concluir seu processo de investigação na próxima segunda-feira sem ter ouvido a defesa do prefeito.

“Como pode querer cassar um prefeito sem nem ouvir o que ele tem para dizer em sua própria defesa? Isso é um absurdo”, concluiu Enivaldo dos Anjos que pretende levar novas denúncias sobre o envolvimento de vereadores da cidade com a realização de Rachid (contratação de servidores mediante a divisão de seus salários com o próprio vereador) na Câmara de Jaguaré.

 

COMPARTILHAR